top of page
Brasil Wildlife Day OW406742.jpg

DIOGO OLIVEIRA

PROJETOS FOTOGRÁFICOS

A fotografia nunca foi apenas uma forma de fugir da viva louca e citadina, sempre me senti mais confortável no campo. Mas sempre procurei trazer o campo para a cidade, mostrar a tudo e todos a beleza do mundo natural. E ao mesmo tempo tentar ajudar a conservar as espécies mais ameaçadas, e alertar para alguns dos problemas e ameaças que elas atravessam. Tenho criado alguns projetos pessoais que raramente partilhei, e por isso, decidi trazê-los para aqui. Se gostavam de ver outros temas retratados neste espaço, enviem-me um e-mail para info@onwild.net. Obrigado.

Projeto Fotográfico

É um dos grupos de mamíferos que mais me fascina. Possuem a capacidade de voar como as aves, no entanto, são mamíferos como nós humanos. O seu voo é facilitado pelo seu avançado sistema de sonar, a ecolocalização. Que deu origem aos sonares utilizados nos barcos. Esta sua capacidade de ver o mundo à sua volta utilizando sons, permite-lhes desviarem-se de obstáculos mas também detetar insetos em voo.

Projeto Fotográfico

Cada gota de chuva que cai torna esta floresta ainda mais especial, mas um dia as gotas vão atingir diretamente o solo e deixar de atravessar esta floresta. Poder apreciar a magnitude desta floresta ao vivo é uma sensação mágica. As árvores quase tocam no limite do céu, cobrindo cada pedaço desta floresta, aproveitando cada raio de luz. Os animais deambulam pelos diferentes níveis da floresta, uns juntos ao solo, outros pelo meio da floresta e os restantes ao nível da copa das árvores. Todo o espaço é amplamente utilizado e a competição por cada cantinho é feroz.

Projeto Fotográfico

Este foi o meu primeiro projeto fotográfico. Onde tive uma ideia e comecei a implementá-la, onde tive de melhorar algumas técnicas de composição e controlo de luz, e onde tive de adquirir algum equipamento extra para obter os melhores resultados. No fim, acabei a construir diversas estruturas em madeira que carrego para o campo de forma a fotografar os animais num ambiente mais seguro. A ideia começou por causa dos insetos, que escondidos por entre a vegetação acabavam por perder todo o seu esplendor e beleza, e tornava-se difícil identificar as espécies. Comecei por andar com um mini estúdio atrás para os fotografar.

Projeto Fotográfico

Desde cedo que soube que gostava de estudar animais, conhecer os seus comportamentos e acima de tudo saber identificá-los todos. Quando terminei o mestrado em Biologia da Conservação participei num projeto para a Fundação Calouste Gulbenkian que culminou com o lançamento do Guia das Aves da Gulbenkian. E de imediato pensei, e se eu lançasse um para o Instituto Superior de Agronomia? E assim foi. Meti mãos à obra, estabeleci contatos com a professora Leonor e a professora Sara, e nasceu o Guia de Fauna da Tapada da Ajuda.

FIQUE A CONHECER-ME MELHOR

IMG_8037.jpg

Sobre Diogo Oliveira

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

O meu nome é Diogo Oliveira, sou fotógrafo de Vida Selvagem, Biólogo, escritor, palestrante e educador ambiental baseado em Portugal. Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia e mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora. Passo grande parte do meu tempo a fotografar os mais fantásticos animais. Já visitei diversos países, e tenho colaborado com grandes empresas, marcas, ONGs e agências de turismo. Gosto de jogar ténis, de montar legos, de ver filmes e séries, e sou um grande fã de Star Wars.

bottom of page