

FOTÓGRAFO COLABORADOR
De vez em quando sou contactado para colaborar em diversas publicações. Aqui ficam alguns exemplos dos livros onde pode encontrar fotografias de minha autoria: "As Aves do Jardim Gulbenkian" e "Atlas dos Morcegos de Portugal Continental".
As Aves do Jardim Gulbenkian
Entre 2012 e 2013 decorreu o projeto "Um Mês...Uma Ave" onde foram registadas e fotografadas 41 espécies de aves nos 7,5 ha do Jardim Gulbenkian. Este guia representa um contributo para melhor compreender a importância do Jardim Gulbenkian no contexto citadino em que se insere.
As espécies registadas podem ser divididas em espécies residentes, que ocorrem no jardim durante todo o ano, e as espécies migradoras, que frequentam o jardim durante as suas trajetórias migratórias. O jardim apresenta uma grande diversidade de habitats o que se traduz numa grande diversidade de espécies.
Este livro dá-nos a conhecer cada uma destas espécies, os seus hábitos, as suas caraterísticas, mas, acima de tudo, permite compreender o significado ecológico da sua presença neste espaço e as interações que com ele estabelecem.
O autor (textos)
Dr. João Eduardo Rabaça é biólogo, professor na Universidade de Évora e coordenador do Laboratório de Ornitologia da mesma instituição. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, delegado nacional do European Bird Census Council, autor de diversos atlas, livros e artigos científicos sobre avifauna e um dos mais relevantes ornitólogos em Portugal.
O autor das fotografias, Diogo Oliveira, é fotógrafo e Mestre em Biologia da Conservação.
O livro pode ser adquirido na loja da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (Av. de Berna, 45A / 1067-001 Lisboa) pelo preço de 12,50€.

Atlas dos Morcegos de Portugal Continental

O projeto Atlas dos Morcegos de Portugal Continental surgiu com o objetivo global de fazer uma atualização desta informação, tendo como objetivos específicos:
-
Cartografar a atual distribuição das espécies de morcegos em Portugal continental;
-
Alimentar uma base de dados georeferenciada que permita um acesso fácil e generalizado à informação;
-
Descrever padrões de riqueza específica de quirópteros e
-
Disponibilizar informação para investigação, planeamento e gestão aplicados à conservação de morcegos.
Como objetivos complementares, pretendeu-se:
-
Integrado na campanha 2011-12 Ano do Morcego, contribuir para a divulgação da importância da conservação dos morcegos junto das populações e de todas as entidades com responsabilidade na gestão do território; e
-
Contribuir para a mobilização e estímulo dos profissionais e outros interessados em questões relacionadas com os quirópteros.
A concretização destes objetivos resultou de um grande esforço coletivo, que se valoriza e que se pretende que continue no futuro. Só assim se conseguirá fazer face à constante necessidade de ajuste e atualização da informação deste Atlas, particularmente para as espécies que são difíceis de identificar ou que serão sujeitas a revisões taxonómicas.
Coordenação
Rainho A., Alves P., Amorim F. & Marques J.T. (Coord.) (2013). Atlas dos morcegos de Portugal Continental. Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Lisboa. 76 pp + Anexos.
Diversas fotografias a ilustrar as fichas das espécies. E apoio na deteção e monitorização de alguns abrigos de morcegos.

Guia Ilustrado dos Charcos Temporários Mediterrânicos da Costa Sudoeste
Os Charcos Temporários Mediterrânicos são dos habitats mais extraordinários da região Mediterrânica. Este guia pretende contribuir para a disseminação do conhecimento sobre estes habitats frágeis e as espécies neles presentes, ajudando deste modo à sua conservação a longo prazo.
O guia está dividido em três capítulos principais (introdução, flora e fauna) e pretende divulgar as espécies mais características e emblemáticas deste habitat. Algumas das espécies que aqui ocorrem, nomeadamente de plantas, anfíbios e crustáceos de água doce, são espécies raras, de distribuição muito reduzida, endémicas ou com estatuto de proteção.
Diversas fotografias a ilustrar as fichas das espécies.


























