• Diogo Oliveira

Aves Aquáticas - Como Fotografar Ep. 3 | Vídeo


Olá, bem-vindos ao meu blog onWILD. Nele vais poder encontrar variadas informações e temáticas que podes explorar à vontade. Sempre que tiveres alguma dúvida podes entrar em contacto comigo, tanto sobre biologia como sobre fotografia. Neste vídeo expliquei como fotografar aves aquáticas.


1. Estudar o Assunto

As aves aquáticas preferem ambientes aquáticos, estuários, rios, albufeiras, lagoas, etc...


2. Ir ao Terreno

Numa charca temos menos área para as aves ficarem, e por isso, é mais fácil fotografar nestes locais utilizando um abrigo.


3. Planeamento

Devem ter atenção à orientação do sol e se vão fotografar ao nascer ou ao final do dia. Devem registar os comportamentos das aves para escolherem o melhor local para montar o abrigo.


4. Ruído

Evitem fazer ruídos bruscos dentro do abrigo, deixem as aves ganhar confiança ao abrigo e à sua presença, depois podem fotografá-las mais descansados.


5. Abrigos

Existem três tipos de abrigos, o que mostrei no vídeo, um que parece uma tenda militar e ainda o hidrohide. Lembrem-se de escolher a maior abertura (f/5.6), de escolher uma velocidade alta (acima de 1/500) e um ISO baixo (abaixo de 1000). Com o aumento da luz do dia devem fazer variar o ISO e a velocidade, e não a abertura. Verifiquem constantemente as definições. E não se esqueçam de fotografar na vertical também.


Irei partilhar mais vídeos sobre outras espécies, subscrevam e fiquem atentos.

Diogo Oliveira