
Diogo Oliveira
Workshop no Parque dos Poetas - Biodiversidade de Oeiras
Oeiras tem Vida
Em colaboração com o Município de Oeiras (CMO) estamos a promover um conjunto de visitas guiadas, gratuitas, para observação da fauna (aves, mamíferos, anfíbios, repteis, peixes e insectos) e flora que habitam em diversos espaços verdes municipais. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a biodiversidade destes locais. Como sou o guia do passeio torna-se complicado conseguir fotografar, por isso, agradeço à Sara Almeida da CMO por disponibilizar algumas fotografias!
Workshop de Iniciação à Observação e Fotografia de Fauna
O Parque dos Poetas é dos parques mais bem organizados da região de Oeiras, no entanto, no meio de toda esta organização existem várias espécies que lhe dão uso, quer seja na procura por alimento ou como refúgio. Neste dia realizámos um pequeno workshops de introdução à observação de fauna, a parte teórica decorreu no interior do edifício Atrium e a parte prática nos jardins do Parque dos Poetas.
Num dia de muita chuva, acabámos por ter alguma sorte. Durante a parte teórica caíram alguns pingos, mas durante a parte prática a chuva só se fez sentir durante uns segundos. E permitiu observar diversas espécies, em especial uma poupa que fez as delicias dos participantes.
Lista de espécies observadas
Alvéola-branca – Motacilla alba
Andorinha-dos-beirais – Delichon urbicum
Chamariz – Serinus serinus
Estorninho-preto – Sturnus unicolor
Gaio – Garrulus glandarius
Gaivota-de-patas-amarelas – Larus michahellis
Garça-boeira – Bubulcus ibis
Melro-preto – Turdus merula
Osga-comum – Tarentola mauritanica
Papa-moscas-cinzento – Muscicapa striata
Pisco-de-peito-ruivo – Erithacus rubecula
Poupa – Upupa epops
Rabirruivo-preto – Phoenicurus ochruros
Rola-turca – Streptopelia decaocto
Toutinegra-de-barrete-preto – Sylvia atricapilla
As fotografias são meramente ilustrativas das espécies observadas, enquanto estou a guiar os percursos é complicado conseguir também estar a obter fotografias das espécies.