• Diogo Oliveira

Fique em Casa - Relevando as Sombras Ep. 1 | Vídeo


Olá, bem-vindos ao meu blog onWILD. Nele vais poder encontrar variadas informações e temáticas que podes explorar à vontade. Sempre que tiveres alguma dúvida podes entrar em contacto comigo, tanto sobre biologia como sobre fotografia. Neste primeiro vídeo filmado totalmente em casa, vou explorar uma temática diferente, os meus animais de estimação.


1. Equipamento

Desta vez utilizei a Sony Alpha A7R III com uma objectiva Sony FE 50mm f/1.8. A grande abertura da objectiva vai criar um bokeh espectacular, difícil de replicar com objectivas com menores aberturas. Também me permitiu utilizar um ISO mais baixo e velocidades mais elevadas.


2. Definições

As definições vão variar de local para local, no meu caso ao fotografar a Ruby consegui utilizar velocidades muito elevadas, já com a Skye por estar mais longe da janela já não foi possível utilizar as mesmas velocidades. No final utilizei um ISO de 800, a maior abertura de f/1.8 e finalmente entre 1/1600 e 1/2000 quando estava a fotografar a Ruby e 1/250 e 1/160 quando fotografava a Skye.


3. Truques

Existem vários truques para fotografar animais de estimação, mas o melhor é utilizar guloseimas. No caso da Skye resultou na perfeição, mas para a Ruby utilizei um brinquedo que ela gosta e sons de aves no telemóvel.


4. Janelas

Quanto mais perto estiver da janela mais luz terá, mas também irá criar uma maior diferença de luz entre o sujeito e o fundo. Lembre-se de equilibrar tudo.


5. Extras

Esta máquina permite-me utilizar o LCD para fotografar, o que nestes casos é uma vantagem pois consigo estar com os biscoitos na mão e a fotografar ao mesmo tempo sem ter de espreitar pela máquina. Outra vantagem é o disparo silencioso, que me permite fotografá-las sem elas se aperceberem e ficarem com medo da máquina.


Irei partilhar mais vídeos sobre outras espécies, subscrevam e fiquem atentos.

Diogo Oliveira