• Diogo Oliveira

A Enigmática e Escondida Praia dos Lagosteiro, Cabo Espichel | Caminhadas & Aventuras

O Cabo Espichel é mais conhecido pelas suas famosas pegadas de dinossauros, no entanto, logo abaixo da parede que possui as pegadas existe uma pequena praia de rochas roladas que é perfeita para fotografar o pôr-do-sol.



QUANDO VISITAR

Tal como a maioria das praias a melhor altura para as visitar é quando a maré baixa coincide com o pôr-do-sol, no entanto, deve ter algum cuidado se visitar esta praia durante o inverno em dias de tempestade. Por isso, deve ter atenção não só a maré como o estado do mar. Outra sugestão é escolher um dia sem vento, pois o vento irá soprar gotículas de água em direção à máquina, obrigando a estar constantemente a limpar a objetiva.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento do Cabo Espichel

Distância a Percorrer: Cerca de 6 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é feito por uma estrada de terra batida, que em anos mais chuvosos pode estar meio danificada, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°25'25.4" N 9°12'53.1" O ou 38.423711, -9.214743, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Partindo da estrada de alcatrão existe uma estrada de terra batida que se dirige na direção oposta ao farol, seguindo por essa estrada vamos encontrar um cruzamento com uma que desce e devemos prosseguir até chegarmos à praia e ficar mesmo por baixo das pegadas. A estrada pode estar toda esburacada por causa da chuva, mas é uma caminhada simples.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Aquela zona é sempre muito batida a vento, e isso pode condicionar a sessão de fotografias. Vão notar que em algumas fotografias se vêm algumas manchas na lente que eram os salpicos. Mesmo quando estava longe do mar acabava por levar com eles, e de nada servia limpar os filtros que quando ia voltar a fotografar já estavam com salpicos novamente. Gostei de conhecer a praia mas novas sessões tenho de ver mesmo muito bem o vento para não sofrer como nas anteriores. Do lado direito da praia existem várias rochas que permitem caminhar sobre elas para conseguir fotografar toda a baía, devido ao vento não explorei totalmente essa zona pois era impossível ir mais para o interior do 'mar'.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Uma praia selvagem e fantástica para fotografar na zona da Arrábida: PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO, SESIMBRA


Conhece uma das praias mais fotografadas da região: PRAIA DO PORTINHO DA ARRÁBIDA, SETÚBAL


Num dos workshops que fiz fomos até à Praia do Ribeiro do Cavalo: TOUR FOTOGRÁFICO GT: PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS