• Diogo Oliveira

Descobrindo o Percurso até à Praia do Porto do Touro, Sintra | Caminhadas & Aventuras

É uma praia simples, sem areal, com muitas pedras e que permite tirar fotografias diferentes do habitual. Apresenta inúmeras formações rochosas que podemos explorar de diversos ângulos, algumas permitem inclusivamente subir para tirar fotografias de pontos mais altos. Não sei se será uma boa praia para tomar banho, mas deve estar praticamente deserta na maioria dos dias.



QUANDO VISITAR

Qualquer altura do ano, apenas ter atenção com as marés. Embora seja mais simples de chegar durante a primavera e outono, evitar dias de chuva e de muito calor.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento

Distância a Percorrer: Cerca de 6 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso é mais complicado do que parece, terá de deixar o carro perto das casas no topo e descer tudo até à praia, o caminho é simples e apenas complica nos últimos metros mas sem grandes dificuldades, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°45'28.7" N 9°28'55.9" O ou 38.757961, -9.482187, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

O percurso é algo acidentado e sempre a descer! Aliás, quando estacionamos o carro penso sempre nisso, a altura a que ainda estou do nível do mar e o quanto ainda tenho para descer. A sorte é que a descida embora inclinada é calma, nada de subir ou descer pedras, nada de cordas para ajudar como noutras praias selvagens. Apenas os metros finais é que complicam, de resto é seguir a estrada de terra batida até chegarmos ao pequeno caminho que nos levará até ao 'areal'. O complicado é mesmo a subida.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Esta praia não tem nenhuma formação rochosa espetacular como um arco ou algo diferente do habitual, no entanto, permite-nos fotografar à vontade e sem grandes pressas. Podemos explorar os quatro cantos à casa e ir tirando fotografias aos detalhes nas rochas, ao caos instalado na praia, o que mais gostarem.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Fotografar o arco numa das praias mais bonitas da zona de Sintra: PRAIA DO LOURIÇAL, SINTRA


Geologia e fotografia numa reconhecida praia na zona de Sintra: PRAIA DO MAGOITO, SINTRA


Num dos workshops que fiz fomos fotografar o famoso arco: TOUR FOTOGRÁFICO GT: PRAIA DO LOURIÇAL




VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS