• Diogo Oliveira

Fotografando na Espetacular Praia do Magoito, Sintra | Caminhadas & Aventuras

É uma das praias mais bonitas da zona de Sintra, possui uma duna consolidada raramente encontrada noutros locais. Muito apreciada para fotografia, também tem várias formações rochosas ao nível da água que permitem obter composições diferentes.



QUANDO VISITAR

Qualquer altura do ano, no entanto, nas marés muito baixas terá mais rochas para fotografar na zona da rebentação. Não esquecer que no verão terá mais gente na praia, e por isso, nesses dias o melhor é fotografar ao nascer do sol.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento

Distância a Percorrer: Entre 2 a 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Nascer-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é todo alcatroado e simples, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°51'52.2" N 9°26'55.5" O ou 38.864511, -9.448751, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Existe uma descida em passadiço de madeira até ao areal, passando pelas maravilhosas estruturas geológicas que caracterizam esta praia. As dunas consolidadas do Magoito. Estas antigas dunas foram em tempo o fim da praia, banhadas por um oceano que estava um bocado mais alto que o atual. Já na praia podemos ver várias formações rochosas, algumas das quais apresentam pegadas de dinossauros, mas apenas são visíveis durante a maré baixa.



A MINHA EXPERIÊNCIA

É muito simples chegar ao local para fotografar, existe um acesso fácil e os cuidados que deve ter é apenas os usuais quando lidamos com o mar. Ter atenção às ondas. Em termos de composição podem brincar com as linhas que as estruturas formam na zona do areal, e que permitem usar as chamadas linhas condutoras. Agora lembrem-se de levar as galochas.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Fotografar o arco numa das praias mais bonitas da zona de Sintra: PRAIA DO LOURIÇAL, SINTRA


Caminhada para uma praia desconhecida e selvagem na zona de Sintra: PRAIA DO PORTO DO TOURO, SINTRA


Num dos workshops que fiz fomos até esta praia: TOUR FOTOGRÁFICO GT: CORES DO MAGOITO



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS