• Diogo Oliveira

Fotografias e Peripécias na Praia do Caniçal, Lourinhã | Caminhadas & Aventuras

Uma pequena praia perto da Praia da Areia Branca, que é acessível de carro e que possui várias formações rochosas interessantes de fotografar, o único problema é que a quantidade de areia varia de ano para ano, e por vezes, de dia para dia. No entanto, esta variação permite-nos obter fotografias diferentes a cada visita. É uma das praias que mais tempo passei a fotografar.



QUANDO VISITAR

Todo o ano, com exceção do verão onde poderá ter mais pessoas. Com a maré cheia a praia fica sem areal e pode ser complicado fotografar. A melhor altura é durante a maré baixa, eu gosto de a fotografar ao nascer e ao pôr-do-sol, permite obter cores completamente diferentes.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento de Praia

Distância a Percorrer: Entre 2 a 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Nascer do sol ou Pôr do sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é todo por estrada de terra batida, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 39°16'58.7" N 9°20'10.0" O ou 39.282971, -9.336110, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

O estacionamento é mesmo em cima da praia, mas em dias de chuva podem ter de deixar o carro no topo da colina. Mas o caminho é simples até lá e podem percorrer todo o areal. Para a direita tem um conjunto de rochas que vão até à falésia e por isso podem sempre fotografar. Para a esquerda algumas pedras podem ficar debaixo da areia e não estar visíveis todo o lado mas qualquer um dos lados permite umas fotografias interessantes.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Eu prefiro fotografar nesta praia durante a primavera e outono, quando o 'verão' já terminou e a praia acaba por estar praticamente vazia. E já tive a minha dose de aventuras. Usualmente vou sempre de galochas para evitar ficar com os pés molhados, mas num dos dias não as levei pois tinha intenção de fotografar em cima das rochas. Ora ainda estava eu a montar tudo, felizmente já não tinha a mochila no chão quando uma onda gigante chegou onde eu estava e fiquei com as pernas molhadas até ao joelho!! E eu estava a uma distância que considerava segura, e que se revelou nada segura! Claro que acabei a sessão a fotografar com os pés molhados, mas longe da rebentação. Pois sabia que podia vir outra onda igual e não queria estar quase 50m mais à frente de onde estava inicialmente ou ficava com água pela cintura. Mas a situação mais engraçada foi quando estive três dias seguidos a fotografar nesta praia, no primeiro dia estive a fotografar uma formação rochosa muito interessante, mas a água já estava abaixo e não chegava a atingir as pedras! No dia seguinte regressei com ideia de fotografar a mesma pedra, já sabia o que queria fazer e em vez de perder tempo na parte inicial da praia fui direto à pedra! Procurei e procurei e não a encontrava, andava para trás e para a frente...até que finalmente dei com ela! Estava enterrada e só tinha a ponta de fora!! É a última fotografia desta galeria.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Uma das praias mais bonitas da Arrábida: PRAIA DO PORTINHO DA ARRÁBIDA, SETÚBAL


Conhece a maravilhosa cascata de Fervença que fica a menos de 20 minutos de Lisboa: CASCATA DE FERVENÇA, SINTRA


Num dos workshops que fiz fomos até à Praia do Ribeiro do Cavalo: TOUR FOTOGRÁFICO GT: PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO




VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS