• Diogo Oliveira

Caminha Deslumbrante à Praia da Ponta Ruiva, Sagres | Caminhadas & Aventuras

Na zona de Sagres existem muitas praias, no entanto, a sua maioria não possui grandes formações rochosas para fotografar. No entanto, existe uma que considero uma das praias mais bonitas para fotografar de toda a região. Existe inclusivamente a possibilidade de fotografar do lado direito ou do lado esquerdo da praia, com diferentes tipos de rochas, o que permite trabalhar a composição em vários dias diferentes. Para quem gosta de geologia poderá encontrar formações muito interessantes.



QUANDO VISITAR

Vento! A região de Sagres é das mais ventosas que conheço, por isso, o primeiro aspeto a ter em conta é a orientação a que sopra o vento! Depois devem prestar atenção às marés, pois a zona rochosa não é acessível durante a maré alta. De resto, ela é visitável todo o ano. Eu prefiro ir durante o final do dia, mas podem também fotografar o nascer do dia.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento Praia da Ponta Ruiva

Distância a Percorrer: Cerca de 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é feito por um longo caminho de terra batida, aconselhável apenas a veículos todo-o-terreno pois tem alguns buracos e muito pó, já perto da praia o caminho desce abruptamente e não é aconselhável a veículos com dificuldade em fazer subidas, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 37°04'05.1" N 8°57'51.2" O ou 37.068084, -8.964223, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Não tem muito que saber, sendo um estacionamento colado à praia basta estacionar e descer. O complicado é sempre regressar ao carro depois de algumas horas a carregar o material e a fotografar. Podem escolher virar à direita no areal para fotografar as formações rochosas ou virar à esquerda para irem de encontro com a 'Ponta Ruiva', que é uma formação ruiva localizada dentro de água mas que é acessível durante a maré baixa. Tenham atenção às marés, pois podem ficar presos na ponta ruiva com a subida da maré, sendo que é formada uma ligação com correntes fortes entre o areal e a 'ponta ruiva'.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Desde ficar todo molhado, a ter de fugir do vento furioso, às ondas mais fortes que o esperado! Tenho muitas aventuras nesta praia, e por isso, recomendo sempre verem as condições que vão apanhar. A irem mais cedo e observar o estado do mar, compreender onde as ondas chegam. Compreender o estado do vento, tudo para que a sessão corra sem problemas. Já me aconteceu estar em cima de uma pedra a fotografar e uma onda forte acabar por rodear toda a rocha durante uns minutos! Felizmente não bateu com força na rocha para me atirar ao chão, mas é sempre algo que tem de ter em conta. Noutro dia uma rajada de vento mais forte quase me atirava do topo de uma rocha, felizmente tinha outra rocha ao lado onde acabei por ficar encostado sem cair. Por isso digo que devem ter muito cuidado.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Uma das praias mais bonitas da Arrábida: PRAIA DO PORTINHO DA ARRÁBIDA, SETÚBAL


Conhece a maravilhosa cascata de Fervença que fica a menos de 20 minutos de Lisboa: CASCATA DE FERVENÇA, SINTRA


Primeiro dia do Festival de Observação de Aves e Natureza em Sagres: FESTIVAL DE OBSERVAÇÃO DE AVES EM SAGRES - QUINTA-FEIRA (PRIMEIRO DIA)




VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS