• Diogo Oliveira

Pôr-do-sol na Praia da Cresmina, Cascais | Caminhadas & Aventuras

A praia da Cresmina fica localizada logo após a praia do Guincho, e nesta praia irá encontrar várias formações rochosas que permitem boas fotografias. Possui uma grande beleza natural e é caracterizada por uma grande extensão de areal, uma forte ondulação marítima e ventos fortes, que acabam por conduzir a areia para a formação do sistema dunar 'Guincho-Cresmina'. Podem observar ainda a foz da ribeira da Cresmina, usualmente só apresentando maior caudal depois das chuvas.



QUANDO VISITAR

Todo o ano, no entanto, penso que os melhores períodos são durante a primavera e outono. Quando já tem menos veraneantes e podem fotografar a praia à vontade. Devem também ter atenção às marés, e procurar combinar a maré baixa com o pôr-do-sol.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento à beira da estrada

Distância a Percorrer: Entre 2 a 3 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Pôr-do-sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a tabela de marés


COMO CHEGAR

O acesso à praia é todo alcatroado e simples, ter atenção que pode não ter lugar para estacionar ao fim-de-semana junto aos restaurantes, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°43'32.6" N 9°28'36.6" O ou 38.725724 -9.476838, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Esta é talvez das praias mais acessíveis, com estacionamento à 'porta', e com os acessos mais fáceis. Embora eu prefira fotografar na ponta esquerda onde existem mais rochas, podem explorar toda a praia.



A MINHA EXPERIÊNCIA

É muito simples chegar ao local para fotografar, existe um acesso fácil e os cuidados que deve ter é apenas os usuais quando lidamos com o mar. Ter atenção às ondas. Eu inclusivamente saltei para cima de uma das pedras que estava a levar com a rebentação para brincar um bocado com a composição, e cheguei a ficar algum tempo sem poder regressar com sucessivas ondas a deixarem a rocha rodeada de bastante água. No entanto, a maré estava a baixar e por isso sabia que não iria ter problemas em sair dali. Ainda estive a brincar na zona da rebentação, com a espuma.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Fotografar o arco numa das praias mais bonitas da zona de Sintra: PRAIA DO LOURIÇAL, SINTRA


Geologia e fotografia numa reconhecida praia na zona de Sintra: PRAIA DO MAGOITO, SINTRA


Num dos workshops que fiz fomos fotografar o famoso arco: TOUR FOTOGRÁFICO GT: PRAIA DO LOURIÇAL




VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS