
Diogo Oliveira
Percurso na Quinta Real de Caxias - Biodiversidade de Oeiras
Oeiras tem Vida
Em colaboração com o Município de Oeiras (CMO) estamos a promover um conjunto de visitas guiadas, gratuitas, para observação da fauna (aves, mamíferos, anfíbios, repteis, peixes e insectos) e flora que habitam em diversos espaços verdes municipais. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a biodiversidade destes locais. Como sou o guia do passeio torna-se complicado conseguir fotografar, por isso, agradeço à Sara Almeida da CMO por disponibilizar algumas fotografias!
Percurso de Observação de Fauna
Neste primeiro percurso para observação de fauna no concelho de Oeiras fomos até à Quinta Real de Caxias. A Quinta Real de Caxias conta com um vasto jardim que se mistura com uma zona mais selvagem, permitindo às diversas espécies encontrar refúgio e alimento neste mosaico de diferentes habitat. Neste dia de verão a chuva acabou por marcar presença, obrigando a algumas paragens para nos refugiarmos da mesma, mas visto terem sido apenas alguns aguaceiros o tempo de espera era curto.
Na zona dos jardins foi possível observar alguns passeriformes que aproveitavam algumas das árvores de fruto para procurar alimento, e também foi possível observar as andorinhas e andorinhões que sobrevoavam os céus. Na zona mais "selvagem" fomos procurando em todas as pedras e objectos no solo por pequenos répteis, no entanto, o dia chuvoso não estava do nosso lado e não tivemos sorte neste capítulos.
A zona da ribeira foi um dos melhores locais, pois foi possível observar diversas espécies de aves com alguma facilidade. Devido à habituação à passagem de pessoas no local, a maioria das aves permaneceu no local o que permitiu aos participantes a sua observação com os binóculos a uma distância relativamente curta.
Lista de espécies observadas
Andorinha-das-chaminés – Hirundo rustica
Andorinha-dos-beirais – Delichon urbicum
Andorinhão-preto – Apus apus
Bico-de-lacre – Estrilda astrild
Carriça – Troglodytes troglodytes
Chamariz – Serinus serinus
Chapim-azul – Cyanistes caeruleus
Chapim-rabilongo – Aegithalos caudatus
Estorninho-preto – Sturnus unicolor
Gaio – Garrulus glandarius
Galinha-d'água – Gallinula chloropus
Garça-boeira – Bubulcus ibis
Garça-real – Ardea cinerea
Melro-preto – Turdus merula
Pardal-dos-telhados – Passer domesticus
Pato-real – Anas platyhynchos
Periquito-rabijunco – Psitacula krameri
Pisco-de-peito-ruivo – Erithacus rubecula
Pombo-doméstico – Columba livia
Pombo-torcaz – Columba palumbus
Rola-turca – Streptopelia decaocto
Toutinegra-de-barrete-preto – Sylvia atricapilla
Trepadeira-comum – Certhia brachydactyla
Verdilhão – Chloris chloris