• Diogo Oliveira

Livro 'Guia de Fauna da Tapada da Ajuda', autor Diogo Oliveira

O guia está separado em cinco classes de vertebrados: aves, mamíferos, anfíbios, répteis e finalmente as espécies exóticas onde se incluem aves, répteis e a classe final dos peixes. O guia conta com um total de 130 espécies e mais de 250 fotografias a ilustrá-lo. De forma a facilitar a sua leitura o guia contêm várias Para cada espécie existe uma ficha identificativa com as respectivas fotografias e alguma informação, como a biologia, dieta, distribuição, calendários e outros aspectos importantes para quem gosta de observação e quer aprofundar os seus conhecimentos sobre as espécies. No entanto, o melhor é mesmo folhear o guia para verificar todos estes detalhes.



O guia poderá ser adquirido na livraria Agrolivro, situada no edifício principal do Instituto Superior de Agronomia na Tapada da Ajuda. O preço do mesmo é de 25€.

Gostaria de agradecer à excelente equipa multidisciplinar criada em tempo recorde e que me ajudou, aconselhou e acompanhou durante todo o desenvolvimento do guia, desde o dia do convite até ao último dia. Quero por isso expressar os meus sinceros agradecimentos à Drª. Leonor Morais Cecílio, à Drª. Sara Amâncio, à Drª. Dalila Espirito Santo, à Drª. Ana Luisa Soares, à Drª. Ana Monteiro, à Drª. Ana Leal, ao Dr. Jorge Palmeirim e ao Dr. Rui Rebelo. Mas também ao Américo Rosa pelas revisões ortográficas do português e ao Dave Tucker pelas revisões ortográficas do inglês.

Agradecer o apoio do Instituto Superior de Agronomia, da Faculdade de Ciências, da Universidade de Lisboa, da Associação para o Desenvolvimento do ISA (ADISA), da ISAPress, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e finalmente agradecer à Junta de Freguesia de Alcântara. Sem esquecer a Susana Pina da livraria Agrolivro situado no ISA que nos ajudou no dia de lançamento do guia permitindo aos convidados adquirir o guia mas também pelo seu incansável apoio na venda do guia de forma a chegar a todos vocês.

A família! Sem o apoio incondicional da minha família não teria sido possível editar este livro. Agradecer todo o apoio em todos os momentos do desenvolvimento deste guia.

Aos amigos por todo o apoio e paciência…aos fotógrafos pelas largas horas passadas nos abrigos a tentar fotografar as várias espécies presentes no guia, aos biólogos que tiveram a paciência nas várias saídas de campo à procura daquele anfíbio ou daquele réptil, aos amigos de longa data por todas as mensagens de apoio e pela confiança depositada em mim. E por fim a todos os fotógrafos de vida selvagem que procuram mostrar ao público o que Portugal tem para oferecer ao mesmo tempo que ajudam a conservar a fauna e habitats.