• Diogo Oliveira

Aventuras em Redor da Lagoa Comprida, Serra da Estrela | Caminhadas e Aventuras

É a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela, sendo também o principal reservatório de água da Serra da Estrela. A sua construções começou em 1912 a partir de uma lagoa natural, aproveitando o covão natural já existente. Tem sofrido várias modificações, a última terminou em 1965 quando ganhou a altura actual de 28 metros e 1200m de comprimento. A albufeira alberga mais de 100.000 m³ de água, sendo que desagua dois túneis, o do Covão do Meio que desvia a água das encostas do Planalto da Torre e tem mais de 2300 metros e ainda o Covão dos Conchos que desvia as águas da Ribeira das Naves e possui mais de 1500 metros. Na vertente norte da lagoa é possível observar um campo de blocos erráticos, um dos mais bonitos e interessantes da serra da Estrela. Estes blocos foram transportados e depositados no local pelo glaciar que ali existiu, aquando da fusão e recuo do gelo. Existem vários percursos pedestres que começam neste local.



QUANDO VISITAR

Todo o ano! No entanto, a Serra da Estrela possui mais encanto quando está coberta de neve. Pode ser necessário caminhar pela neve para chegar a alguns dos locais, e por isso, recomenda-se equipamento adequado e experiência no terreno. Na primavera e verão toda esta região possui uma vegetação rasteira e é possível observar diversas espécies, mas também fotografar paisagem.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento da Lagoa Comprida

Distância a Percorrer: Entre 2 a 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Nascer do sol

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Consultar a meteorologia por causa de tempestades de neve


COMO CHEGAR

O acesso mais indicado é pelo Sabugueiro ou por Loriga, no entanto, deve ter em consideração os avisos impostos e o facto das estradas poderem estar encerradas devido à queda de neve, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 40°21'47.0" N 7°38'49.1" O ou 40.363044, -7.646974, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

O melhor percurso é seguir a estrada de terra batida que começa atrás das casas de vendas que existem no estacionamento, podem inicialmente subir até ao paredão da barragem e verificar a vista. Depois recomendo seguirem a estrada até ficarem cansados, existem vários locais onde podem simplesmente saltitar por entre as pedras até ficarem mais perto da água. Mas não se esqueçam que se saírem do trilho devem decorar o caminho para não se perderem. Uma das melhores técnicas é visitar durante períodos mais calmos, como no final da primavera. Assim ficamos a conhecer o terreno para o caso de visitarmos a serra com neve.




A MINHA EXPERIÊNCIA

A serra da Estrela é um local mágico, não só no sentido das maravilhosas paisagens e fotografias que conseguimos obter, mas também devido à imprevisibilidade do tempo! Pode estar sol no sopé e um nevoeiro serrado no topo, e por isso, devem ir preparados para fotografar com qualquer tempo, quer seja, sol, neve ou nevoeiro. Eu já apanhei todas as estações e na última visita apanhei muita chuva e nevoeiro, logo depois de ter nevado. Se pudesse passava um ou dois anos na serra a fotografar, talvez um dia.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Mais locais para visitar na Serra da Estrela: COVÃO D'AMETADE, SERRA DA ESTRELA


Conhece a maravilhosa cascata de Fervença que fica a menos de 20 minutos de Lisboa: CASCATA DE FERVENÇA, SINTRA


Num dos workshops que fiz fomos até à Praia do Ribeiro do Cavalo: TOUR FOTOGRÁFICO GT: PRAIA DO RIBEIRO DO CAVALO




VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.




NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS