• Diogo Oliveira

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa | Espaços para Fotografar

O QUE É

O Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian é um verdadeiro Oásis no centro de Lisboa, com quase 7,5 hectares. E foi um privilégio poder registar a biodiversidade que é possível encontrar neste recanto escondido. Dar a conhecer ao público em geral a riqueza que todos os dias podem observar neste jardim citadino.


Durante vários anos percorri os jardins a registar e fotografar as espécies do jardim, mas também conseguir registar o comportamento de várias espécies com os visitantes e com a dinâmica do dia-a-dia dos jardins. Podem encontrar toda a informação sobre as espécies no site da Fundação Calouste Gulbenkian (link).


Quero agradecer ao Dr. João Eduardo Rabaça pela confiança que depositou em mim naqueles primeiros anos, agradecer à Paula Corte-Real por todo o apoio, a todos os seguranças do jardim que compreenderam a importância do projeto e foram sempre super prestáveis a ajudar a obter as melhores fotografias, e finalmente à Fundação Calouste Gulbenkian pela iniciativa e todo o apoio prestado.


QUANDO VISITAR

Os jardins podem ser visitados durante todo o ano, no entanto, devem consultar o website para garantirem que não estão fechados para manutenção. Raramente acontece, mas se forem sortudos como eu podem chegar num dia em que uma parte do jardim está encerrada para manutenção (link). Eu recomendo ir cedo e a um dia da semana, os animais estão mais ativos e encontramos menos pessoas a circular nos jardins. O que nos permite absorver toda a tranquilidade e escutar as vocalizações das aves que por lá se encontram.


COMO CHEGAR

Existem vários pontos de acesso ao Jardim. Podem entrar por 4 portões diferentes, e circular pelos diferentes espaços até voltarem ao ponto de partida. O jardim encontra-se aberto todos os dias, até ao pôr-do-sol e é de entrada livre. O jardim fica localizado na Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa, para lá chegar pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°44'12.5" N 9°09'13.0" O ou 38.736800, -9.153613, ou seguir o link para o google maps.


Espero que desfrutem e que visitem os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa!



Espero que tenham gostado deste Espaço para fotografar. Se quiserem saber mais sobre o Guia das Aves do Jardim Gulbenkian e sobre este projeto em que que participei recomendo consultarem a página sobre os livros que escrevi e colaborei, e ainda consultar as notas de imprensa onde aparecem vários artigos sobre o projeto da Fundação Calouste Gulbenkian.

Podem encontrar mais fotografias na minha conta Instagram. Não se esqueçam de subscrever ao meu canal do YouTube para ficarem a par de todos os vídeos sobre técnicas fotográficas para vida selvagem e paisagem.