• Diogo Oliveira

Festival de Observação de Aves em Sagres - Domingo (quarto dia) | Diário Fotográfico

Na ponta de Portugal

O Festival de Observação de Aves em Sagres é um evento anual onde observadores de todo o mundo juntam-se para observar e registar a migração de milhares de aves desde a Europa até aos seus territórios de inverno em África. O movimento das aves é feito ao longo da costa, ao chegar a esta ponta de Portugal, muitas acabam por procurar refúgio e alimento antes de continuarem a viagem. Esta paragem permite aos biólogos e observadores de aves registar a sua presença, revelando dados importantes na migração de diversas espécies. Este evento é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Vila do Bispo, a SPEA e a Almargem. A 10ª edição do Festival recebeu cerca de 1500 participantes vindos de 36 países. Foram 4 dias repletos de iniciativas dedicadas à Natureza, realizadas em vários pontos de Sagres, desde o Pavilhão Multiusos ao Cabo de São Vicente, passando pelo Forte do Beliche, a Cabranosa e o Monte das Esparregueiras. Em caminhadas, saídas de barco e pontos de observação fixos, este ano foram observadas 217 espécies de aves, incluindo algumas menos comuns, como a petinha-de-richard e raridades como a felosa-bilistada e o moleiro-rabilongo. Outro dos momentos altos desta edição foi a observação de 100 águias-calçadas em simultâneo, logo no primeiro dia do Festival.


Saída Fotográfica – Aves Florestais

Mais uma vez fomos até à floresta da Cabranosa fotografar aves, mas com a falta de participantes acabámos todos na charca que o grande fotógrafo Carl implementou naquele espaço e que atrai inúmeras espécies de aves para lá. Como qualquer local existem algumas regras que devemos obedecer, os participantes tiveram de ficar cerca de 2 horas dentro de um abrigo fotográfico! Mas os resultados foram os melhores, e tiveram sorte com as espécies que apareceram. Uma vez mais os meus agradecimentos ao Carl pela oportunidade de os participantes fotografarem naquele espaço.


Curso Fotográfico – No Campo

O último curso fotográfico foi sobre o que fazemos no campo. Pelo menos no que toca à fotografia de aves, onde utilizamos várias técnicas. A principal é a utilização de abrigos, e saber a direcção do sol. Nem sempre é fácil explicar, pois como devem calcular todo este conhecimento provem de mais de 10 anos de experiência acumulada.


Encerramento

E assim terminou mais um Festival de Observação de Aves em Sagres! Para mim passou a correr, se tivesse uma máquina do tempo teria voltado atrás. Não me queria alongar muito, mas queria agradecer a todos os colaboradores, a todos os amigos, aos novos amigos, a todos os participantes, bem a todos!! Obrigado por me encherem o coração nestes quatro dias mágicos.