• Diogo Oliveira

Equipamento Essencial - Ferramentas do Fotógrafo Ep. 2 | Vídeo


Olá, bem-vindos ao meu blog onWILD. Nele vais poder encontrar variadas informações e temáticas que podes explorar à vontade. Sempre que tiveres alguma dúvida podes entrar em contacto comigo, tanto sobre biologia como sobre fotografia. Um dos temas que mais abordo é sobre equipamento, e em quase todos os workshops me fazem a perguntar: Qual o melhor equipamento? Neste vídeo vou tentar responder a essa pergunta.


1. Principiantes

Nem sempre é fácil escolher uma máquina num mercado que está saturado de equipamento e marcas, no entanto, deve ter em atenção o que pretende fotografar antes de escolher seja o que for.


2. Bridge

Uma das melhores máquinas para começar é uma Bridge! São super versáteis e leves, ao contrário das restantes que implicam carregar múltiplas lentes. A Sony RX10 Mark IV é um exemplo disso, com um zoom de 600mm que rivaliza com qualquer uma das restantes, e pesa muito menos que o conjunto que eu utilizo. É perfeita para quem quer apenas tirar umas fotografias a vários assuntos, e adora vida selvagem.


3. Mirrorless

As máquinas mirrorless vieram para ficar, possuem sistemas avançados de focagem e são bem mais leves que as restantes, ou seja, excelentes para quem passa muitas horas a caminhar. A entrada de gama Sony A6600 é um bom exemplo disso, um corpo pequeno mas com capacidade para surpreender a cada fotografia. Embora seja APS-C, grava a 4k e é a máquina que utilizo para fazer as gravações! Finalmente temos um corpo um bocado mais avançado que é a Sony A7R III, e que máquina! É a que utilizo na fotografia de vida selvagem, silenciosa, com um sensor enorme e que acaba por originar ficheiros muito grandes que são excelentes para utilizar em livros ou para imprimir. Desde que a experimentei nunca mais a larguei e é a minha nova melhor amiga! Foi com ela que consegui algumas das fotografias de espécies mais tímidas, e não apenas aquela fotografia de registo mas várias!


4. Objectivas

No que toca às objectivas vai depender do vosso estilo e do que queiram fotografar!


5. Extras

As fotografias que acompanham este artigo e que apareceram no vídeo foram tiradas com variadas máquinas, desde a primeira até à mais recente, assim como as objectivas. Seguindo a seguinte ordem: Canon 350D, Canon 7D, Canon 7D Mark II, Canon 5D Mark IV, Sony A6600 e Sony A7R III. No que toca às objectivas foi a seguinte ordem: Canon 18-55mm, Canon 55-200mm, Canon 70-300mm, Sigma 150-500mm, Canon 400mm, Sony 70-350mm e Sony 200-600mm.


Irei partilhar mais vídeos sobre outras temáticas, subscrevam e fiquem atentos.

Diogo Oliveira