• Diogo Oliveira

Curso Online - Fotografia de Vida Selvagem - Março a Maio 2021



Neste momento estamos a atravessar um período complicado, todos nós gostávamos de passar mais tempo no campo a fotografar e observar vida selvagem. No entanto, a pandemia abriu portas a novas ideias e novos desafios. Estando habituado a dar cursos e workshops presencialmente, aproveitei esta onda digital para transferir algumas dessas ideias para um modo totalmente online. Eliminando assim a dificuldade que é alugar um espaço amplo e com todas as condições que necessitamos para dar um curso, ao mesmo tempo que permite que estejam onde estiverem podem participar no curso, nem que seja desde o outro lado do planeta.


A quem se destina

Este curso está feito para adaptar-se a virtualmente qualquer nível - principiantes são bem-vindos, bem como pessoas experientes que queiram melhorar a sua técnica e conhecimentos sobre fotografia.


Porque escolher este curso

O curso vai abordar temas específicos à fotografia de vida selvagem, como algumas das técnicas que mais utilizo e quais as que resultam ou não resultam. Terão também oportunidade de colocar as vossas questões, de realizar alguns exercícios com vista a melhorar a vossa técnica, e a criar uma maior confiança quando vão fotografar.

Inscrição - https://forms.gle/oWLu4ryw42kjgHGD8


CURSO DETALHADO


Tipo: Online - Via Zoom


Data inicio e fim: Primeira aula a 18 de março e última aula a 11 de maio


Horário: Aulas Teóricas às Quintas das 20h30 às 23h00 | Aulas Práticas às Terças das 21h30 às 23h00


Duração: 20 horas (divididas em 8 sessões obrigatórias) + 12 horas (divididas em 8 sessões facultativas para tirar dúvidas e praticar exercícios)

Custo: 200 euros (100 euros por mês)

Lugares Disponíveis: 10 alunos por turma


Guia: Diogo Oliveira


Idioma: Português

Inscrição - https://forms.gle/oWLu4ryw42kjgHGD8


PROGRAMA


1. Introdução à Fotografia de Vida Selvagem e Equipamento

Ética na Fotografia de Natureza e Vida Selvagem

Tipos de Máquinas Máquinas Digitais

Objetivas

Acessórios

2. Triângulo da Exposição A medição da luz A abertura do diafragma e o efeito nas fotografias O obturador e as suas velocidades O diafragma e a velocidade de obturação / Lei da reciprocidade Fotossensibilidade

3. Configuração da Máquina

Básicas

Avançadas

4. Composição da Fotografia de Natureza e Vida Selvagem O formato Perspetiva A colocação do tema A colocação do horizonte A luz

Fundo

5. Acessórios

Suportes para câmaras Disparadores automáticos

Material Iluminação

6. Edição e Organização das Fotografias

Adobe Lightroom

Adobe Photoshop

7. Técnicas de Aproximação à Vida Selvagem Abrigos Fotográficos Seguindo a Vida Selvagem Fotografia por controlo remoto Utilização de iscos e alimentadores

8. Técnicas de Aproximação à Vida Selvagem

Estúdios e criação de cenários Reprodução do chamamento dos animais Parques e jardins zoológicos

Inscrição - https://forms.gle/oWLu4ryw42kjgHGD8


O QUE DEVE POSSUIR

Equipamento Fotográfico

Máquina digital, preferencialmente uma DSLR ou uma mirrorless, ou máquina compacta ou bridge ou telemóvel com modo manual também podem ser utilizadas mas deve compreender as suas limitações.

Teleobjectiva de longo alcance, isto é, superior a 300mm, ou objetiva com capacidade macro ou objetiva de médio alcance.


Acesso à Internet e Plataforma Utilizada (Zoom)

A plataforma que vai ser utilizada será o ZOOM em conjunto com Facebook/messenger (local onde vão enviar as vossas fotografias para eu ver)



Inscrições e Pagamento

Inscrição - https://forms.gle/oWLu4ryw42kjgHGD8

Para se inscrever neste curso deve preencher o formulário no link acima, a inscrição só ficará finalizada depois do pagamento ser efetuado.


Pagamento

O curso tem um custo total de 200€ que poderá ser pago em duas prestações de 100€ cada, uma na primeira semana e a segunda na quarta semana. Será enviado um e-mail de confirmação com as informações para proceder ao pagamento, que poderá ser efetuado por transferência bancária ou paypal, apenas quando este estiver confirmado é que a inscrição fica completa.



Diogo Oliveira - Portugal

Diogo Oliveira dá cursos e workshops desde 2012 sobre fotografia de vida selvagem, macrofotografia e fotografia de paisagem. Colabora regularmente com a SPEA e a Câmara Municipal de Oeiras na realização de atividades de natureza e fotografia.