
Diogo Oliveira
Aventura Fotográfica à Cascata de Fervença, Sintra | Caminhadas & Aventuras
A cascata de Fervença é uma das poucas cascatas que existem perto de Lisboa, e a primeira de três cascatas que pode fotografar, as restantes são a cascata de Anços e a cascata de Armés. Fica localizada perto de Sintra, mais concretamente perto de Terrugem. O acesso à cascata é simples, recomendo deixar o carro cá em cima perto da estrada e descer a partir daí. O caminho deve ser feito com cautela pois é relativamente inclinado e escorregadio. Ter atenção que as pedras por estarem húmidas são extremamente escorregadias, como qualquer fotógrafo vão querer nos locais mais difíceis, por isso recomendo levarem umas boas galochas.

QUANDO VISITAR
Como qualquer cascata vamos querer fotografá-la com água, e por isso, deve ser visitada em meses depois de chover. Ela não seca totalmente no verão, mas fica com um caudal mais reduzido. No entanto, recomendo visitar nos meses de fevereiro a abril.
DETALHES
Ponto de Partida: Estacionamento ao pé da nacional
Distância a Percorrer: Cerca de 2 km
Altura do ano: Primavera e outono
Melhor hora do dia: Todo o dia
Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)
Extras: Evitar os dias imediatamente a seguir a chuvas muito fortes
COMO CHEGAR
Não é fácil de dar com ela, mas pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°50'31.0" N 9°21'14.4" O ou 38.841955, -9.353999, ou seguir o link para o google maps.
PERCURSO RECOMENDADO
É a que menos temos de caminhar, mas os metros finais, sim metros, são os piores! Os caminhos escorregadios não facilitam a nossa movimentação para procurar novos ângulos, e mesmo com galochas devemos sempre ter muito cuidado. A descida faz-se pela estrada de alcatrão até encontrar uns portões e um pequeno caminho à direita, basta descer por esse caminho e chegar à água. A cascata fica à nossa esquerda, eu gosto de tirar umas quantas fotografias a partir desse local e depois ir explorando o resto da cascata. Podem atravessar pela água até às rochas do lado direito. Depois avanço para o lado esquerdo da cascata, onde podemos ficar mais perto mas acabamos a fotografar a cascata mais de lado. Existe ainda um caminho para a parte superior onde também é possível tirar umas fotografias engraçadas.

A MINHA EXPERIÊNCIA
Esta cascata não tem muitos ângulos, embora possam chegar a diferentes locais caso levem umas galochas.
JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?
Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.
Já conhecem as outras cascatas que podem fotografar: CASCATA DE ARMÉS, SINTRA
As cascatas são todas diferentes, esta tem umas escadas: CASCATA DE ANÇOS, SINTRA
Num dos workshops que fiz fomos até à Cascata dos Anços: TOUR FOTOGRÁFICO GT: CASCATA DE FERVENÇA

VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE
Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.
NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?
Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.
O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII
Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS
Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS
