• Diogo Oliveira

Peripécias para Fotografar a Cascata de Armés, Sintra | Caminhadas & Aventuras

A cascata de Armés é a mais pequena das cascatas, mas merece na mesma uma visita. Fica entre a cascata de Fervença e a cascata de Anços. Esta é a cascata que tem o acesso mais fácil, embora o estacionamento seja complicado pois o google prefere que o carro fique num viaduto e que saltemos a partir de lá. A solução passa por estacionar perto da estação de tratamento de águas. O acesso à cascata é relativamente fácil, é seguir o caminho em direção ao viaduto e pouco depois de passar por baixo do viaduto terá um caminho para a direita meio escondido entre a vegetação, a descer, com umas escadas cortadas no solo. Um pouco mais à frente fica a cascata. Em dias de muita chuva pode ter demasiada água para conseguir chegar ao ponto de areia que permite ver a cascata.



QUANDO VISITAR

Como qualquer cascata vamos querer fotografá-la com água, e por isso, deve ser visitada em meses depois de chover. Ela não seca totalmente no verão, mas fica com um caudal mais reduzido. No entanto, recomendo visitar nos meses de fevereiro a abril.


DETALHES

Ponto de Partida: Estacionamento antes da estrada de terra batida

Distância a Percorrer: Cerca de 4 km

Altura do ano: Primavera e outono

Melhor hora do dia: Todo o dia

Material Recomendado: Máquina + objetiva grande angular e normal (entre 10mm e 200mm)

Extras: Evitar os dias imediatamente a seguir a chuvas muito fortes


COMO CHEGAR

Mais uma vez não é fácil chegar a esta cascata, mais por causa da falta de estacionamento, pode colocar no GPS as seguintes coordenadas: 38°51'23.5" N 9°20'38.1" O ou 38.856520 -9.343906, ou seguir o link para o google maps.


PERCURSO RECOMENDADO

Não é fácil dar com esta cascata, eu próprio não me recordo do caminho a 100%. Mas lembro-me de ter passado uma ponte de pedra muito gira, depois o caminho continua por baixo do viaduto. E finalmente teremos uma pequena entrada à direita que vai dar às cascatas, não é fácil saber se estamos no caminho certo. Mas não é necessário caminhar muito para lá chegar, o problema é que o pequeno areal onde ficamos a fotografar pode estar debaixo de água se a ribeira estiver com mais água que o habitual. O melhor será levar umas galochas.



A MINHA EXPERIÊNCIA

Esta cascata não tem muitos ângulos, embora possam chegar a diferentes locais caso levem umas galochas.



JÁ LERAM OS MEUS OUTROS POSTS SOBRE CAMINHADAS E AVENTURAS?

Adoro meter-me em aventuras, perder-me no meio do mato, procurar o caminho certo, ou simplesmente chegar a uma praia ou cascata utilizando apenas o GPS e as imagens de satélite do google earth. Nunca caminho muitos quilómetros porque como imaginam ando com uma mochila carregada às costas, ou levo a Skye comigo. Tento sempre escrever sobre os locais que visito, os que mais gosto criei um post que podem consultar.


Já conhecem as outras cascatas que podem fotografar: CASCATA DOS ANÇOS, SINTRA


E que tal fazer uma visita a uma das cascatas mais bonitas da região de Lisboa: CASCATA DE FERVENÇA, SINTRA


Num dos workshops que fiz fomos até à Cascata dos Anços: TOUR FOTOGRÁFICO GT: AS CASCATA DE SINTRA



VEJAM AINDA OS MEUS VÍDEOS NO YOUTUBE

Criei vários vídeos sobre fotografia de natureza onde explico como fotografar diversos temas e ainda algumas das melhores técnicas fotográficas. Desde fotografar vida selvagem, paisagens ou estrelas, é uma pequena playlist que espero que desfrutem e deixem um like nos vídeos.



NÃO SABEM COMO CONFIGURAR A MÁQUINA?

Quando estamos a fotografar existem várias configurações que devemos alterar para termos o melhor sucesso possível, mas nem sempre é fácil saber o que devemos alterar. Por isso, criei vários posts sobre estes temas que podem utilizar para ajudar a configurar as vossas máquinas.


O guia para principiantes: 30 TRUQUES E DICAS PARA A SUA SONY ALPHA A7RIII


Configurações para fotógrafos com Sony: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES GERAIS


Guia perfeito para quem fotografa paisagens: SONY ALPHA A7RIII - DEFINIÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARA FOTOGRAFAR PAISAGENS