• Diogo Oliveira

Bioblitz na Estação Agronómica Nacional - Biodiversidade de Oeiras

Oeiras tem Vida

Em colaboração com o Município de Oeiras (CMO) estamos a promover um conjunto de visitas guiadas, gratuitas, para observação da fauna (aves, mamíferos, anfíbios, repteis, peixes e insectos) e flora que habitam em diversos espaços verdes municipais. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a biodiversidade destes locais. Como sou o guia do passeio torna-se complicado conseguir fotografar, por isso, agradeço à Sara Almeida da CMO por disponibilizar algumas fotografias!


Bioblitz organizado pela Biodiversity 4 All

Foi a primeira vez que tive oportunidade de visitar a Estação Agronómica Nacional. Já andava para o fazer à algum tempo, mas sempre que marcava a visita aparecia algum contratempo. Com a organização do Bioblitz achei que era a altura ideal para fazer a visita. E como é usual também é uma boa oportunidade para rever alguns amigos que vem orientar as várias saídas do Bioblitz. Acho que não podíamos ter escolhido melhor o dia, por entre dias de chuva calhou-nos um dia de sol radioso e com várias espécies a aproveitarem para saírem para se alimentarem.

As saídas incluíram uma para observar aves, uma para observar insetos, uma para observar fungos e uma para observar mamíferos. A parte melhor foi quando terminou a saída das aves e fui procurar insetos, no meio da confusão de uma árvore ouvia vários chapins-rabilongos e pelo meio lá estava uma ave que não consegui reconhecer a olho nu (estavam longe, bastante longe) e como já tinha guardado os binóculos tirei duas fotografias. E foi assim que descobrimos o tentilhão-montês.


Lista de espécies observadas

  • Consultar o website biodiversity 4 all para mais informações (link).


As fotografias foram obtidas com a Sony Alpha A7R III e as objectivas Sony E 10-18mm f/4 e Sony FE 24-240mm f/3.5-6.3. Algumas fotografias foram tiradas pelos participantes que tiveram oportunidade de experimentar o equipamento fotográfico.