• Diogo Oliveira

Anilhagem na Estação Agronómica Nacional - Biodiversidade de Oeiras

Oeiras tem Vida

Em colaboração com o Município de Oeiras (CMO) estamos a promover um conjunto de visitas guiadas, gratuitas, para observação da fauna (aves, mamíferos, anfíbios, repteis, peixes e insectos) e flora que habitam em diversos espaços verdes municipais. Esta é uma excelente oportunidade para conhecer a biodiversidade destes locais. Como sou o guia do passeio torna-se complicado conseguir fotografar, por isso, agradeço à Sara Almeida da CMO por disponibilizar algumas fotografias!

Anilhagem Cientifica de Aves

A sessão de anilhagem decorreu na Estação Agronómica Nacional em Oeiras e foi conduzida pelo excelente Dr. João Eduardo Rabaça, que foi meu professor no mestrado em Biologia da Conservação em Évora e a quem devo imenso do meu sucesso.

Nos dias anteriores assistimos a uma autêntica tempestade que assolou o país de norte a sul, com ventos fortes e chuva intensa. Por momentos pensou-se em cancelar a sessão, pois não é adequado anilhar com chuva. No entanto, as previsões indicavam que teríamos uma aberta e assim foi. Uma manhã solarenga que permitiu ir para a frente com a sessão. Assim que colocámos as redes, e ainda nem as tínhamos aberto e já estava a primeira ave a ficar presa! Um papa-moscas-preto! Ao longo da sessão capturámos mais duas aves. Foi uma excelente sessão do ponto de vista didático e permitiu aos participantes assistir e aprender um pouco mais sobre a anilhagem.

Lista de espécies anilhadas

  • Papa-moscas-preto – Ficedula hypoleuca

  • Toutinegra-de-cabeça-preta – Sylvia melanocephala